No Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual (IBGE, 2010). Pela ausência de acessibilidade arquitetônica, comunicacional, nos transportes e até mesmo nas atitudes dos indivíduos, o isolamento social, para muitas pessoas com deficiência, já era uma marca do dia a dia. Muito antes da pandemia chegar, quem tem alguma deficiência já estava em um tipo de “quarentena” imposta pelas barreiras que impedem o pleno acesso de pessoas de diferentes perfis a obras de arte, aos museus, teatros e o pior: à própria cidade.
Pessoas com deficiência visual que moram em Salvador, com excelente treinamento de orientação e mobilidade, que as permite transitar pelas ruas (mesmo com suas inúmeras barreiras urbanísticas), não conhecem a beleza da cidade, a riqueza dos monumentos históricos, a singularidade da paisagem natural em contraste com as construções, a impactante mistura de povos e o que resultou dela, as vestimentas características de alguns pontos da cidade etc.
O Salvador #PraCegoVer pretende, a partir da audiodescrição, apresentar a cidade de São Salvador a baianos e turistas com deficiência visual (cegos e com baixa visão), além de traduzir para a Libras todo o conteúdo de dados históricos e curiosidades da primeira capital do Brasil, promovendo uma prévia do que pode ser o Turismo no pós-pandemia: mais empático, inclusivo, acolhedor e receptivo também a mais de 6,5 milhões de pessoas.
Criamos um site, uma conta no Instagram e no Facebook, onde serão disponibilizados conteúdos acessíveis sobre a cidade de Salvador por uma equipe composta de especialistas em acessibilidade, turismo, audiodescrição, tradução, libras, numa pequena mostra da grandeza que é conviver com a diversidade. Com certeza, até mesmo quem enxerga vai perceber o quanto não conseguia “ver”, e o quanto agora pode enxergar.
O projeto é contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.